Ânima 2.0 – Edital de Ocupação das Galerias de Itajaí

Em 2021 a Piscina foi contemplada pelo Edital de Ocupação das Galerias de Itajaí, um prêmio que inicialmente seria destinado a realização de uma exposição presencial e que, por conta da pandemia, passou por ajustes e agora contempla a realização de uma mostra online. Este prêmio é muito importante para nós, pois é o reconhecimento por muitos anos de trabalho, assim ficamos extremamente felizes com a oportunidade.

Nossa proposta inicial era a de fazer uma remontagem física da exposição Ânima, que esteve em cartaz por um dia no cc espaço em dezembro de 2019. Porém, pela necessária a adaptação da proposta para o universo online, nós propusemos o compartilhamento com o público de nosso processo de pensamento e os caminhos os quais a mostra tomou nestes últimos dois anos.

Para isso, fizemos uso da plataforma padlet e construímos uma espécie de mapa mental das relações entre autores, vídeos e outras referências com os trabalhos e poéticas das artistas que integram a mostra.

Criado com o Padlet

O exercício desta proposição nos levou a perceber que os debates iniciados na primeira versão de Ânima se modificaram muito, ganhando outras camadas e perspectivas de caráter social e político e, nesse sentido, optamos por incluir o trabalho de mais artistas à esta espécie de mostra online, além de tentar reconstruir um pouco do caminho que a Piscina fez até aqui.

Acreditamos que, além de valorizar o trabalho de jovens artistes contemporânexs, a versão 2021 da Ânima, se mostra ainda mais relevante em um cenário pós pandêmico, pois tangencia a relação entre ser humano e natureza e suas tensões.

Ânima 2.0 – como carinhosamente chamamos este exercício – conta com a participação de:

Alice Yura, Anaïs Karenin, Brisa Noronha, Camila Fontenele, Daniela Paoliello, Gabrielha Silveira, Leka Mendes, Manu Costa Lima, Mônica Ventura, Paloma Mecozzi, Romulo Barros, Sheyla Ayo e Vitória Cribb.


Agradecemos o apoio de todes interlocutores deste processo e também à equipe da Câmara Setorial de Artes Visuais de Itajaí.

Paula Plee e Ana Roman, dezembro 2021.